A Prefeitura Municipal de Morro Agudo, através da Secretaria Municipal de Saúde vem trazer informações sobre a situação do novo coronavírus na cidade.

Balanço
Até às 12h deste sábado (14/03), em Morro Agudo não há casos suspeitos.

É considerado caso suspeito o paciente que apresenta febre, sintomas respiratórios e retornou de viagem ao exterior nos últimos 14 dias. Importante ressaltar que é preciso que haja as 2 condições juntas para que o caso seja considerado suspeito, ou seja, pessoas que não apresentem sintomas não são suspeitas, mesmo que tenham viajado nos últimos 14 dias. Elas receberão atenção e cuidado da Vigilancia em Saude e serão acompanhadas conforme o protocolo do Ministério da Saúde durante 14 dias.

Por outro lado, pessoas que se enquadrem na definição devem procurar uma unidade de saúde na rede pública municipal de saúde; ou o seu pronto-atendimento na rede privada.

Dúvidas?
O Ministério da Saúde disponibilizou o telefone 136 para dúvidas a respeito do coronavírus.
Quem se enquadra num caso suspeito, poderá receber, por este telefone, mais informações sobre a doença e a melhor forma de buscar atendimento.
Além disso, há o aplicativo Coronavirus SUS que tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença por meio de notícias oficiais e orientações corretas de prevenção e identificação de sintomas. O app está disponível para download grátis em celulares Android e iPhone (iOS) e fornece, entre outras coisas, um mapa com as unidades de saúde mais próximas da localização do indivíduo e um formulário de autoexame para identificar uma possível contaminação.

Fake News
Para combater as Fake News sobre saúde, o Ministério da Saúde, de forma inovadora, está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Vale destacar que o canal não será um SAC ou tira dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.
Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando.

Link para baixar as figurinhas: http://sticker.ly/s/6RWR1J