O CRAS é um equipamento público onde são ofertados os serviços da proteção social básica para famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social, decorrente da fragilização de vínculos, da pobreza, da falta de acesso aos serviços públicos e benefícios e outras situações.
O objetivo é fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes.
É ofertado prioritariamente de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI), realizado em grupo, organizado por percurso e faixas etárias.
São atendidos:
- Crianças 06 a 11 anos;
- Adolescentes 12 a 17 anos;
- Idosos;
- Pessoas com Deficiência;
São realizados também orientações sobre:
Benefício de Prestação Continuada – BPC - para pessoas com deficiência de qualquer idade que apresentem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial e para idosos com idade de 65 anos ou mais. Cuja renda familiar mensal seja de até ¼ de salário mínimo por pessoa.
Benefícios Eventuais – é uma provisão de caráter suplementar e provisório, as famílias e pessoas com renda per capita inferior ¼ de salário mínimo por pessoa.
- Auxilio Natalidade – repassado na forma de enxoval para o recém-nascido, respeitando a disponibilidade orçamentaria e financeira do município.
- Auxilio Funeral – prestação do serviço funerário.
- Auxilio para situação de vulnerabilidade temporária, cujas famílias e pessoas encontram impossibilitados, momentaneamente de lidar com o enfrentamento de situações de vulnerabilidades.