23 FEV 2024
EDUCAÇÃO
Alfabetiza Juntos SP: Morro Agudo é destaque dentre todos os municípios paulistas na alfabetização de crianças de até 7 anos de idade
Meta é ter 90% de alunos leitores até 2026; material didático e formação de professores serão fornecidos pelo Estado
O Prefeito Vinícius Cruz de Castro e a Assessora Pedagógica Municipal, Carla Moraes, estiveram na última terça-feira (20), na Sala São Paulo (na capital), representando Morro Agudo no programa Alfabetiza Juntos SP, uma iniciativa que pretende unir os 645 municípios e as 91 diretorias de ensino com o objetivo de atingir a alfabetização de crianças até os 7 anos de idade.

A meta do Alfabetiza Juntos SP é ter 90% de crianças leitoras até o fim da atual gestão do Governo do Estado, em 2026. Para isso, a Educação vai enviar material didático aos municípios, formar seus professores e ampliar a aplicação da Avaliação da Fluência Leitura, um dos projetos da Educação em andamento desde o ano passado e que integra as ações do programa. Na última avaliação da Fluência Leitora, em dezembro de 2023, 64% das crianças matriculadas nas unidades estaduais e em 600 municípios participantes eram consideradas leitoras iniciantes ou fluentes.

Para que o Programa se transforme em uma política pública de Estado, o governador assinou um decreto de criação do programa. Atualmente, 1.400 escolas estaduais oferecem os anos iniciais do Ensino Fundamental. Essas unidades também integrarão o programa com vistas à alfabetização plena.

Prêmio para os melhores municípios

Durante o evento de terça-feira, o Governo do Estado premiou 120 municípios que se destacaram na Avaliação de Fluência Leitora no ano passado. Os 120 municípios estão divididos em duas premiações: “leitores” para as cidades destaque no percentual de crianças leitoras e “crescimento” para as cidades que mais avançaram nos resultados em relação à primeira edição. Morro Agudo, por sua vez, foi premiado na categoria crescimento, com avanço no número de alunos leitores iniciantes.

Autor: Nelcivan