06 SET 2023
AGENDA CULTURAL
2ª Feira do Livro celebra a cultura e a literatura em Morro Agudo
A agenda do evento, de 13 a 16 de setembro, inclui palestras, contações de histórias, apresentações de circo e espetáculos musicais
Morro Agudo realiza, de 13 a 16 de setembro, a segunda edição de sua Feira do Livro. O evento em torno da cultura e da literatura é promovido pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e Prefeitura Municipal, com programação gratuita e destinada a todas as idades, oferecendo palestras, contação de histórias, encontros com autores, apresentações musicais, entre outras atividades.
Como no ano passado, dois pontos vão receber o público: o Palco Principal, localizado na Praça Matriz (R. Inácio Franco) para a maioria das atividades e o Auditório Euclides Borges da Silva, na EMEF Professora Regina Célia Ferrari Guarnieri (Avenida São José, 1615).
Neste ano, a organização da feira presta homenagem à autora Lygia Fagundes Telles (1918-2022), ao professor e escritor Armando Cequine e ao autor local Antônio Ambrósio. A abertura, com a presença de autoridades, ocorre no dia 13 de setembro (quarta-feira), a partir das 20h. Às 21h, no Palco Principal da Praça Matriz, haverá o show “Ana Cañas canta Belchior”, espetáculo vencedor de Melhor Show do Ano de 2022 pela APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte. Além de clássicos como “Sujeito de Sorte”, “Como Nossos Pais”, e “Velha Roupa Colorida”, no repertório a artista apresenta ao público uma canção até agora inédita de Belchior, chamada “Um Rolê No Céu”, que foi dada de presente a ela pelos filhos do compositor, morto em 2017, aos 71 anos.
A programação musical terá outras atrações no Palco Principal, como o cantor e compositor Peninha (14/9, às 21h30); Paula Lima com o show “Soul Lee” - um tributo à Rita Lee (15/9, às 21h30); o show infantil Canto Kids (16/9, às 14h30) e no encerramento o show "Veia Nordestina” com a cantora Mariana Aydar (16/9, 21h).
A carioca Mary del Priore é um dos nomes do meio literário que confirmou presença na feira e ministra palestra no dia 15/9 (quinta-feira), às 19h30, no Palco Principal, com mediação de Vinícius Cruz de Castro, prefeito da cidade. A autora fez sua formação no Colégio Notre Dame de Sion e Institut International Le Mesnil, em Montreux, Suíça. É historiadora e doutora pela FFLCH/USP, pós-doutora pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris e autora de 51 livros de História do Brasil. Reúne mais de 20 prêmios literários nacionais e internacionais, entre eles, quatro Jabutis.
Outra autora participante é Cristiane Sobral. A atriz, escritora, mestre em Teatro pela Universidade de Brasília possui 11 livros publicados e em 2019 fez um tour de palestras sobre literatura negra em nove universidades dos EUA, inclusive Harvard. É diretora do Sindicato dos Escritores do DF e foi jurada do Prêmio Jabuti, na categoria contos. A participação de Cristiane Sobral se dará no projeto “Combinando Palavras”, em que estudantes da cidade apresentam releituras de sua obra, desenvolvidas em sala de aula. O encontro dos alunos com a autora será na quinta-feira (14), às 8h30, no Auditório Euclides Borges da Silva, da EMEF Professora Regina Célia Ferrari Guarnieri.
Já a obra da autora homenageada, Lygia Fagundes Tellas, será mostrada nas contações de histórias conduzidas por Evaristo Moura dentro do projeto “Descobrindo Palavras”, no Palco Principal.

PROGRAMAÇÃO DA 2ª FEIRA DO LIVRO DE MORRO AGUDO
De 13 a 16 de agosto, na Praça Matriz

Quarta - 13 de setembro/2023
20h: Cerimônia de abertura da feira (Palco Principal)